O incenso sagrado do Templo de Jerusalém.




O incenso sagrado do Templo de Jerusalém.


A Torá revela o texto (Ex. 30:34), " Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e galbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;"


O incenso que foi oferecido no Templo Sagrado foi feito a partir de onze diferentes ingredientes, das quais apenas quatro são mencionados pelo nome no versículo acima. A identidade das outras sete  especiarias foi transmitida na Tradição Oral. Como é o caso em relação a muitas outras áreas de estudo do Templo, a classificação exacta destes ingredientes é objecto de uma investigação séria. Muitos destes são raros, e alguns podem ser obtidos apenas em terras exóticas e distantes.


O método, ou receita, para preparar o incenso especial destes ingredientes foi um segredo muito bem guardado, que passaram de geração em geração dentro das fileiras de uma família em particular conhecido como Avtinas. Além da identidade das especiarias e as quantidades exatas e da maneira em que eles estão preparados, o clã tem protegido outro segredo importante de seu comércio: A identidade de uma erva conhecida em hebraico como Asã Ma'aleh, literalmente "o que faz a fumaça subir. No nosso tempo, alguns têm especulado que esta pode ser a planta pyrotechnica Leptadenia, que contém ácido nítrico.


Sobre a Família Avtinas


A família Avtinas foi nomeada pelo Sinédrio para oferecer o incenso, e eles eram exclusivamente responsáveis pela sua produção, onde foi feito uma câmara para eles chamada: A Câmara dos Avtinas. " Aprendemos que esta câmara foi localizada no lado sul do pátio, sobre o "portão das águas."


O Midrash (Shir HaShirim Rabá, 3:4) fornece vários relances comoventes da família Avtinas, que nos dizem algo de uma grande dedicação, que ardia em seus corações a sua ocupação no santo:


"A família Avtinas eram especialistas na preparação de especiarias, incenso e sabia como usar a erva  Asã Ma'aleh, o que causa a fumaça. Mas os rabinos eram críticos que eles mesmos se recusaram a ensinar estas coisas aos outros. Os sábios enviou a Alexandria artesãos qualificados, e esses outros envolvidos para tentar duplicar o Avtinas 'incenso. Estes artesãos eram peritos na especiarias, mas não puderam fazer a fumaça subir em uma coluna reta, como os Avtinas... a fumaça do seu incenso imediatamente se difundias e se dispersava no ar.


Quando os sábios viram isso, comentou que tudo o que o Santo criou, Ele criou só para o bem da sua própria honra, como diz o versículo (Isaías 43:7) "A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz. ". 


 " Eles voltaram a família Avtinas a sua tarefa, e dobrou os seus salários. "


"Mas os sábios lhes perguntou:" Qual é a razão por que você não secretas partes de sua profissão, por que querer ensinar aos outros? " 


Eles responderam: "Nossos pais passaram uma tradição para nós, que um dia o Templo Sagrado será destruído. Nós não queremos ensinar o nosso segredo, para que não caia em mãos erradas, as mãos de idólatras, e um dia, a oferta de incenso sagrado que apresentou perante o Santo seria então usada para a idolatria." Quando os rabinos entenderam que este era o motivo de seu silêncio, a família Avtinas foi muito elogiada. "


"Foi dito também que nenhum membro da sua família jamais colocaria em perfumes. E quando um deles se casassem com mulheres fora da família,  que  nunca  usariam isso como perfumepara o uso pessoal, como o versículo de Números 32, "E você deve estar limpo diante de Deus de Israel."


"Rabi Akiva relacionou: ben Shimon Luga disse-me que uma vez (depois da destruição do Templo Sagrado), ele era um rapaz - um descendente da família Avtinas - estavam recolhendo ervas nos campos 'Percebi que, de repente, o menino chorou, e então. riu. 


Perguntei-lhe: 'meu filho, porque você chora? A "E por que você ri?", Ele. "Porque a maior honra é reservada e estabelecido para os justos no mundo do futuro. E o resultado final, o Santo vai alegrar seus descendentes.". 


"Perguntei ao menino," o que você vê que lembrou de tudo isso? ' E ele me disse: 'Como se reuniam antes, e viu no campo as ervas Asã Ma'aleh. "  


Mostra-me. Exclamei. ' Mas ele me disse: 'Nós temos uma tradição de nunca mostrá-lo a qualquer homem. "


Apenas alguns dias se passaram, e  a criança morreu. "Assim, ele não revelou a ninguém. "


Sobre o altar do incenso


Os Mandamentos da Bíblia (Êxodo cap 30.)


"E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.
O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas. E com ouro puro o forrarás, o seu teto, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; nos dois cantos as farás, de ambos os lados; e serão para lugares dos varais, com que será levado. E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro.
E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo. E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações. Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tampouco derramareis sobre ele libações. E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao SENHOR."

FONTE:
http://www.cohen.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=188&Itemid=188

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

KABBALAH TV